temperatura do ar
Trata-se da medida da agitação média das partículas, ou seja, do maior ou menor movimento dessas partículas (maior ou menor energia cinética). Neste caso a medida é sobre as partículas que constituem o ar, ou seja, sobre a quantidade de energia térmica acumulada no ar.
Simula: http://astro.if.ufrgs.br/temperatura/temperatura.htm)
O instrumento de medida da temperatura designa-se TERMÓMETRO.
Os dados da temperatura vêm expressos em ºC (grau Celsius) embora a unidade SI seja o K (Kelvin). Outra unidade de medida, usada no sistema de unidades inglês é o grau Fahrenheit (ºF).
Consulta: http://web.rcts.pt/luisperna/pdf/escalas_temp.pdf http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap3/cap3-2.html) Nas cartas meteorológicas os valores de temperatura são indicados por linhas curvas fechadas (concêntricas ou não) de igual temperatura, denominadas isotérmicas.
A partir de uma radiossondagem (balão e sonda) é possível representar o perfil de temperaturas em altitude e determinar a variação da temperatura em altitude (gradiente de temperatura vertical) na Troposfera e Estratosfera
Amplitudes térmicas http://www.angelfire.com/al/Geografia/tempe.html
A chamada amplitude térmica de uma região é determinada pela diferença entre as temperaturas máxima e mínima dentro de um período de um dia. Por exemplo, os desertos possuem grandes amplitudes térmicas: os dias nos desertos apresentam elevadas temperaturas enquanto as noites nestas regiões sã muito frias. As amplitudes térmicas também podem ser representadas a partir da medição das temperaturas máxima e mínima num período de um ano (levando em conta o "mês mais quente" e o "mês mais frio").
Efeito de estufa natural http://mitos-climaticos.blogspot.com/2005/03/o-efeito-de-estufa-natural-e-o.html/ http://www.ambienteterra.com.br/saladeaula/efeito.estufa/efeitoestufa-04.php
O efeito de estufa natural é uma realidade,