temperatura do ar
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
NÚCLEO DE AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA
GNE109 – Agrometeorologia
TEMPERATURA DO AR E GRAUS-DIA
Prof. Luiz Gonsaga de Carvalho
Prof. Antônio Augusto Aguilar Dantas
Prof. Pedro Castro Neto
1. Introdução
A temperatura do ar expressa de maneira simples a energia contida no meio. No decorrer de um dia a energia à disposição do ambiente oscila entre dois valores extremos, ou seja, entre a temperatura mínima e a máxima. Como essa energia vai de um extremo ao outro, ela atua em processo de contínuo estímulo aos processos fisiológicos vitais nos seres vivos.
Os seres vivos que povoam o planeta vivem adaptados à energia do ambiente. Além da variação diária, a temperatura varia também ao longo do ano, conforme a disposição da Terra à radiação solar. Assim, vê-se que a temperatura do ar tem um efeito claro no desenvolvimento dos seres vivos.
Do ponto de vista agronômico, a temperatura é de vital importância para o crescimento e desenvolvimento das plantas, assim como para a produção. Muitos processos fisiológicos nas plantas superiores ocorrem entre temperaturas de 0 a 40 oC. Portanto, existe uma ampla faixa de temperaturas para o crescimento, ainda que algumas culturas sejam mais adaptadas a relativamente baixas, moderadas ou até altas temperaturas. O melhoramento genético tem ampliado esta faixa nas últimas décadas.
Uma vez que a temperatura requerida por certa espécie seja conhecida, a escolha de uma área favorável pode ser feita, uma vez que médias de períodos longos de variação anual e diurna da temperatura são freqüentemente disponíveis em todas as partes do mundo. Além disso, em temperaturas subótimas, um aumento na temperatura (casa de vegetação, cobertura plástica) pode ser obtido, mas tais instalações requerem, freqüentemente, altos investimentos de capital. A aplicação de tais técnicas é somente viável quando altos retornos de capital são esperados.
A superfície do solo, com