Variação da Temperatura e Umidade Relativa do ar
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA BACHARELADO
DICIPLINA: CLIMATOLOGIA 1
PROF: RODRIGO MARQUES
Relatório sobre: Variação da Temperatura e Umidade Relativa do ar
Adriana Corrêa da Costa
Isis Gonçalves Oliveira
Cuiabá, 2014.
1. Introdução De acordo que os anos vão se passando o interesse pela mudança do clima vão aumentando, mas há situações isoladas em que queremos mesmo é saber por que em nosso espaço de convivência a temperatura varia tanto de um ponto para o outro. Estudos feitos sobre o uso e ocupação do solo mostra que a ação antrópica faz com que tenhamos uma mudança em nosso clima local (MONTEIRO, 1976), que são percebidas na forma de calor sensível. E para termos conhecimento de como essa variação acontece temos que delimitar esse espaço de forma que possamos observar as características, coletando dados para analisar essa variação. Para Milton Santos (1970) o espaço é um produto da ação humana, como dever, temos que compreender e estudar suas facetas. O objetivo deste trabalho é expor nosso conhecimento adquirido na disciplina de Climatologia I. E para isso vamos analisar como se dá a variação de dois elementos importantes do clima, a temperatura e a umidade relativa.
2. Materiais e métodos
2.1 Fundamentações teóricas
Para entender como se dá a complexidade da dinâmica atmosférica, a climatologia nos dá vários fatores e elementos climatológicos que nos ajuda a compreender as características do clima local (MENDONÇA & DANNI-OLIVEIRA, 2007). Com o conhecimento dos elementos como temperatura e umidade (em estudo), fatores como vegetação e atividades humanas, entende-se a variabilidade microclimática do nosso espaço de convivência.
“A luz é a fonte primária de energia para os ecossistemas. A luminosa recebida do sol se distribui em intensidades desiguais pela superfície terrestre, pelas