Influência da Temperatura e Velocidade do Ar na Secagem do Manjericão
1108
DA TEMPERATURA E VELOCIDADE DO AR NA SECAGEM
SOARES, R. D. et al.
DE MANJERICÃO (Ocimum basilicum L.) COM RELAÇÃO AOS TEORES
DE ÓLEOS ESSENCIAIS E DE LINALOL 1
Influence of drying temperature and air velocity related to essential oil and linalol contents of the basil (Ocimum basilicum L.)
Rilvaynia Dantas Soares2, Modesto Antonio Chaves3, Arienilmar Araujo Lopes da Silva4,
Marcondes Viana da Silva5, Betânia dos Santos Souza6
RESUMO
Neste trabalho, objetivou-se estudar a influência de quatro temperaturas de ar de secagem (40, 50, 60 e 70 ºC), em camada fina, e duas velocidades do ar (0,9 e 1,9 m/s) sobre o teor de linalol do manjericão (Ocimum basilicum L). Utilizou-se um secador de bandejas especialmente desenvolvido, no laboratório de Secagem da UESB, Campus de Itapetinga-BA. Foram feitas quatro repetições, com 100 g de folhas frescas em cada uma das cinco bandejas da câmara de secagem. Na extração do óleo essencial, utilizou-se um sistema de destilação por arraste a vapor e a análise do óleo essencial foi realizada em um cromatógrafo conectado a um e espectrômetro de massa (CG-MS). Os maiores rendimentos de óleos essenciais de manjericão foram obtidos no processo de secagem com temperatura do ar igual a 40 ºC e 1,9 m/s de velocidade do ar. Os maiores rendimentos de linalol foram obtidos com temperatura do ar de secagem na faixa de 50 a 60 ºC e 1,9 m/s de velocidade do ar (2,23 e 2,47 ppm, respectivamente). Por análise de regressão, estimou-se que a temperatura de 54,4 ºC e a velocidade de 1,9 m/s forneceriam o maior rendimento de linalol. Concluiu-se que a composição química do óleo essencial do manjericão é afetada tanto pela temperatura como pela velocidade do ar de secagem.
Termos para indexação: Secagem, plantas medicinais, rendimento de óleo.
ABSTRACT
This work aimed to study the influence of four thin layer drying temperatures (40, 50, 60 and 70 ºC) and two air velocities (0.9 and 1.9 m/s) in the content of