Temas transversais
Com a lei federal nº 9394 criada em 1996, a LDB (Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional) fica determinado junto ao Estado e os municípios, diretrizes que orientem os currículos e seus devidos saberes, de maneira que garanta uma formação básica comum a todos. Com o intuito de mostrar o comprometimento, por parte do governo, na forma de superar os problemas e dificuldades em termos educacionais, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a compor um conjunto articulado e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. O currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e outros temas podem ser incluídos.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), “são temas que expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas ou disciplinas já existentes”. Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana.
São assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas atravessarem todas elas como se a todas fossem pertinentes Em vista aos critérios adotados para a eleição dos Temas Transversais muitas questões sociais poderiam ser eleitas como Temas Transversais para o trabalho acadêmico são questões que envolvem diversos aspectos e diferentes dimensões da vida social. Desta forma, foram estabelecidos os seguintes; * Urgência Social
Esse critério indica a preocupação de eleger como Temas Transversais, questões graves, que se apresentam como