temas transversais
Requisitos legais
Material Teórico
Prevenção ao uso indevido de drogas e álcool
Responsável pelo Conteúdo:
Profa. Dra. Eliane Ganev
Revisão Textual:
Profa. Ms. Magnólia Gonçalves Mangolini
Prevenção ao uso indevido de drogas e álcool
• Aspectos socioculturais dos usos de álcool e outras drogas
• Políticas Públicas sobre álcool e outras drogas no Brasil
• Prevenção: novas formas de pensar e enfrentar o problema
·· Se você está disposto(a) a ampliar sua qualificação para lidar adequadamente com situações desse tipo no ambiente profissional, encontrará nesta Unidade conteúdos básicos relacionados aos aspectos sócio-culturais, às políticas públicas e à prevenção do uso, abuso e dependência de drogas (e outras formas de dependência).
Quando discutimos sobre “drogas”, convém começar pela pergunta que não quer calar: afinal, o que são drogas? Parece fácil responder: crack, cocaína, maconha, ecstasy, tabaco. Álcool também não deixa dúvidas.
Mas, e tinta de pintar parede, thinner, cola de sapateiro, álcool de limpeza, etanol? E a erva-mate usada para fazer chimarrão, ou o café? Chocolate é droga? Guaraná?! Remédios para ansiedade, depressão, sono, desenvolvimento muscular, emagrecimento... E a Internet? E sexo, jogo? Açúcar? Comida?!?!
Pois é, parece que a resposta não é tão simples, afinal. Uma das dificuldades é que a palavra “droga”, em nossos tempos (e há muito tempo!) é terrivelmente carregada de significados! Buscamos medicamentos em drogarias; quando não gostamos de algo, dizemos “Mas, que droga!” E basta informar em casa que você vai a uma balada ou sair com amigos(as), para ouvir algo do tipo “Fuja das drogas”, “Cuidado, hein, droga mata!”
Há meios para tirar dúvidas e ir além do senso comum, o qual costuma ser permeado de falsas crenças e noções. Um destes meios é definir e fundamentar o conceito; para isto, é preciso observar metodicamente o fenômeno e os fatos relacionados ao conceito (buscando a