TEMAS TRANSVERSAIS PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL
Trabalho por Maura Berton, estudante de Comunicação @ , Em 26/12/2006
5
Tamanho da fonte: a- A+
Este trabalho pretende apresentar a situação que envolve pessoas surdas em relação à educação, à leitura e seu acesso à informação. A Pesquisa foi desenvolvida a partir da verificação da dificuldade dos surdos em sala de aula para desenvolver a leitura, e a sua ausência em bibliotecas e livrarias em decorrência desse problema.
Durante toda história da humanidade, as pessoas portadoras de deficiências têm sido discriminadas pela sociedade. Na maior parte do tempo, são encaradas como incomodo por suas diferenças e incapacidades para desempenhar as funções da vida cotidiana. Com o preconceito, acabavam tachadas de produto da degeneração da raça humana. A solução encontrada era escondê-las, tirando-as do convívio "normais", e até matá-las, como fizeram os gregos na Antigüidade e os nazistas na nossa era.
Objetivo
Contribuir para que o surdo e seus educadores, aprendam uma forma de comunicação alternativa, que facilite o aprendizado e a comunicação deste indivíduo dentro da sua realidade, com uma linguagem natural, fácil, rápida e eficaz para ele como a Libras e, assim sendo, poder desenvolver como uma segunda língua a língua materna do seu país.
Problema
Há dificuldade de uma comunicação mais abrangente e complexa que possa igualar os surdos com os ouvintes dentro da sua faixa etária, sem atrasos na sua aquisição cognitiva.
Justificativa
Durante toda a história da educação encontram-se dados de que os surdos eram considerados seres incapazes de conviverem com os ouvintes e muitos foram e continuam sendo os problemas de inclusão e integração na escola, sociedade, trabalho, lazer, etc.
Atualmente há dados de trabalhos que comprovam que o indivíduo surdo desenvolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) consegue minimizar as dificuldades de comunicação entre ele e o indivíduo ouvinte, por ser mais natural ao surdo, aprendendo