Evolução das escolas
Esse trabalho tenta explicar como a história da humanidade tem levado ao desenvolvimento de escolas como as conhecemos hoje. Antes tínhamos uma educação de tipo essencialmente conservadora: por mais informal e não intencional que fosse, visava transmitir aos novos o modo de ser e estar, a visão do mundo, dos mais velhos; não havia aí espaço para a inovação, a originalidade, a criatividade pessoal, embora ela se manifestasse, apesar disso.
Hoje a educação tem uma nova plataforma, é dividida em questões políticas metodológicas que desperta uma lógica do vivente, isto é um principio do saber do conhecimento em torno do homem valorizando seu cotidiano, tendo uma visão de singularidade e criatividade. Dessa forma, identificamos que a educação é um processo inerente a todas as sociedades humanas, e que graças a ela, somos uma sociedade em continua evolução.
DESENVOLVIMENTO 02
Em relação à história biológica de nossa espécie, as escolas são instituições muito recentes. Para centenas de milhares de anos, antes do advento da agricultura, vivíamos como caçadores-coletores. A evidência da antropologia explica que as crianças em culturas de caçadores-coletores aprenderam o que precisava saber para se tornar adultos eficazes através de seu próprio jogo e exploração. As fortes inclinações das crianças para brincar e explorar presumivelmente surgiu, durante a nossa evolução como caçadores-coletores, para atender às necessidades de educação. Adultos em cultura de caçadores-coletores davam liberdades às crianças para jogar e explorar por conta própria, porque eles reconheceram que essas atividades eram necessárias no ensino das crianças. Com o surgimento da agricultura, da indústria e, mais tarde, as crianças tornaram-se