Temas transversais pcn
Introdução
O ensino de saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. Por esta razão, a educação para a saúde será debatido como Tema Transversal, e se encontrará presente em vários aspectos e áreas que compõe o Currículo escolar.
Na abordagem apresentada, a educação é considerada um dos fatores mais significativos para a promoção da saúde. Ao educar para a saúde, o professor e a comunidade escolar contribuem de maneira decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoais e da coletividade.
CONCEPÇÃO DO TEMA
“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, metal e social, e não apenas ausência de doença.“ O conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido. Remete à idéia de uma “saúde ótima”, possivelmente inatingível. Saúde não é um “estado estável”, que uma vez atingido possa ser mantido.Assumido o conceito da OMS, nenhum ser humano (ou população) será totalmente saudável ou totalmente doente. Ao longo de sua existência, viverá condições de saúde/doença, de acordo com suas potencialidades, e suas condições de vida.
Interferir sobre o processo saúde/doença está ao alcance de todos e não é uma tarefa a ser delegadaa apenas uma pessoa ou instituição
Entende-se Educação para a Saúde como fator de promoção e proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania. Na prática isso requer o desenvolvimento da consciência sanitária da população e dos governantes, para que a Saúde seja tratada como prioridade,