SINTESE PCN E TEMAS TRANSVERSAIS.
Séries Iniciais
Considerações Preliminares Parâmetros Curriculares Nacionais consistem em um referencial para o Ensino Fundamental de todo o país. Têm por objetivo orientar e garantir discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores de todos os Estados brasileiros.
O conjunto de referenciais que compõe o documento constitui uma proposta flexível, a ser concretizada com as orientações regionais e locais. Não configuram um currículo homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à diversidade social das diferentes regiões do país ou à autonomia de Estados e Municípios.
Os PCN(s) procuram anunciar que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, éticas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, a educação possa atuar no processo de construção da cidadania, tendo como princípio atingir o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos.
Princípios e Fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais
O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social.
Exige também o domínio da língua falada e escrita, os princípios da reflexão matemática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, os princípios da explicação científica, as condições de fruição da arte e das mensagens estéticas, domínios de saber tradicionalmente presente nas diferentes concepções do papel da educação no mundo democrático, até outras tantas exigências que se impõem no mundo contemporâneo.
No contexto atual, a inserção no mundo do trabalho e do consumo, o cuidado com o próprio corpo e com a saúde, passando pela educação sexual e pela preservação do meio ambiente são temas que ganham um novo estatuto, num universo em que os referenciais tradicionais que eram vistos como questões locais ou individuais já não são suficientes