Tema Transversal
Introdução 3
1. Formas de Tratamento do HIV/SIDA 4
1.1. A Terapia AntiRectroViral (TARV) 5
1.1.1. Acção dos Anti-Retrovíricos 5
1.1.1.1. Inibidores Nucleósidos da Transcriptase Reversa (INTR) 5
1.1.1.2. Inibidores da Protease (IP) 6
1.2. Início do Tratamento Anti-retroviral (TARV) 6
2. Doenças Oportunistas 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
A Síndroma da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo HIV, um vírus que ataca o sistema imunológico do corpo.
Em todo o mundo, o impacto mais forte do HIV foi nos adultos em idade sexualmente activa (aproximadamente dos 15 aos 49). A taxa de mortalidade entre adultos atingiu mais do dobro em alguns lugares.
Em muitas outras áreas o HIV/SIDA é a principal causa de morte sem rival entre adultos. Mas o HIV afecta quase todas as faixas etárias, tantos homens como mulheres.
Actualmente o anti-retroviral é o único recurso para atenuar os vírus do HIV, visto que esta não tem cura. O tratamento anti-retroviral depende do estado do paciente, variando de caso para caso, a partir dos menos graves no estado inicial da doença, em que dependendo da decisão do médico pode não ainda necessitar do tratamento, até aos mais graves onde estes carecem de cuidados intensivos.
1. Formas de Tratamento do HIV/SIDA
Não foi ainda encontrada uma cura, ou seja, um modo eficaz de eliminar totalmente o HIV do organismo, os únicos métodos conhecidos de prevenção baseiam-se evitar a exposição ao vírus ou, na falta disto, um tratamento antirretroviral directamente após a exposição, porém estes tratamentos são compostos, normalmente, por mais do que um medicamento que reduzem a carga vírica e atrasam os danos que o vírus pode provocar no sistema imunológico.
O principal objectivo do tratamento, é reduzir a quantidade de vírus (reduzir a carga vírica) até um ponto em que se torna quase indetectável (20 a 50 por mililitro de sangue). Quando isto acontece e a quantidade de vírus no sangue é baixa, significa que o vírus se está a