Tema gerador sobre eja
O tema foi percebido e retirado do texto na pág.74. Percebemos como grupo que essa realidade constante nas salas de EJA, de ensino médio e fundamental. Existem pontos que dificultam o aprendizado com a heterogeneidade,alguns desses seriam: faixa etária, o conhecimento prévio que cada aluno possui, a realidade econômica e social entre outras.
Percebido a dificuldade em relação ao desenvolvimento didatico e pedagogico em trabalhar em uma sala tao diferenciada em seus diversos fatores, a uma questao a ser analizada: em que a metodologia freriana poderia educador pode utilizar para amenizar esta diferença existente na sala? Como o professor Precisamos conhecer as diferentes dimenssões que caracterizam a essência da prática, o que pode nos tornar mais seguros no nosso próprio desempenho, e a partir do pensamento positivo freiriano que mudar e dificil mas e possivel, avaliamos que na relaçao de dialogo e complicidade entre aluno e professor, e fundamental para um melhor proceder do educador quanto ao conteudo e sua didática mediante a sala de Eja, sendo assim, o progamar, planejar e avaliar deve ser uma ação constante, possibilitando uma reflexão que conduza a minimizaçao do problema.
É importante que os professores de EJA não tenham uma consciência ingênua e fechada à mudanças, por exemplo,querer exercer numa sala de Eja o modelo tradicional de educação, o desafio para os professores de jovens e adultos é acabar com a estranheza que a escola causa a muitos, logo nos primeiros dias de aula. O modelo que a maioria guarda na memória, é de salas com carteiras infileiradas, quadro-negro de giz, livro, caderno, e um professor, que fala o tempo todo e passa tarefas. Segundo Paulo Freire ensinar exige um tipo de reflexão sobre a prática e a própria ação só terá sentido se houver uma relação com a realidade, se tratando deste aspecto em que abordamos, a prática