Cotação funcional de rodizio giratório
Cotação Funcional
Tecnologia em Processos de Produção – Mecânica
ITEM 01: Escolher um desenho de um conjunto mecânico que seja, preferencialmente, produzido seriadamente e cujos componentes estejam previamente cotados.
O conjunto mecânico escolhido foi o Rodízio Giratório (PROTEC. Desenhista de Máquinas, Editora F. Provenza, p. 7-62). Segue em anexo, ao final do trabalho, o desenho do conjunto mecânico e seus componentes previamente cotados.
ITEM 02: Explicar e descrever detalhadamente a montagem, o funcionamento e a utilização deste conjunto.
O funcionamento do conjunto consiste em que a roda deve girar livremente em torno do pino com cabeça que a mantém presa aos dois braços. O eixo é fixo aos dois braços, havento então dois pares de rolamentos, envolvidos por uma bucha, que permite o movimento.
O subconjunto descrito acima deve realizar o movimento giratório livre em torno do eixo do parafuso sem cabeça que o mantém fixo à base. Entre a base e o calço e o encosto e o calço há rolamentos de esferas engraxados que possibilitam esse movimento. A base superior do parafuso sem cabeça deve estar no mesmo plano que a base superior da base. O encosto é envolvido por uma chapa de proteção, que não permite a entrada de objetos entre o próprio e a base, para que nada atrapalhe o giro.
O parafuso sem cabeça é fixo à base por interferência, os dois braços são fixos ao encosto através de solda e a chapa de proteção é fixa à base por solda também.
ITEM 03: Impor pelo menos cinco novas condições de funcionamento para o conjunto, descrevendo, explicando, justificando e indicando essas novas condições no desenho do conjunto.
Condição 01
Existir uma folga entre a roda e os braços. Se a roda for encostada às superfícies dos dois braços simultaneamente, estará impossibilitada de realizar o movimento giratório em torno do pino com cabeça, pois estará presa.
Cadeia Mínima de Cotas: f = A – B A = ? |