TEMA 3 FAM LIA E SOCIEDADE
TEMA 3: Os Impactos Sociais da Família como Coletividade Ameaçada
ROTEIRO DE ESTUDO:
Sempre se pensa que ao se resguardar no interior de casa se está seguro em um espaço privado, livre da coletividade e das ameaças que esta pode trazer. A Família é um espaço de proteção. Será? Será mesmo que o espaço da casa é realmente o espaço privado? Ou melhor, essa sensação que se tem ocorreu sempre desta forma? Você verá neste tema, que ao contrário do que possa parecer a Família nem sempre foi o espaço privado, pelo menos desta privacidade individual e burguesa que se conhece a partir do século XVIII.
Se você pensar na vida privada das famílias dos séculos XIX, XVIII e aqueles que os antecedem, a privacidade é algo raro e quase inimaginável para a maioria dos lares destes períodos. Isso porque eram raras as casas em que havia divisão dos aposentos, quartos, sala, banheiro, estes cômodos que hoje são comuns e garantem um pouco de “privacidade” não existiam. Assim, a Família estava envolvida em todas as instâncias da individualidade dos sujeitos. Até mesmo a intimidade do banho ou das necessidades fisiológicas eram compartilhadas com todo o grupo. Você é capaz de se imaginar em uma situação como essa? Ter que “ir ao banheiro” diante de toda sua família? Hoje é difícil imaginar a pressão do grupo familiar sobre seus membros. Não havia como se isolar. Pais e filhos viviam todos os atos da vida cotidiana às claras. A toalete se fazia necessariamente sob as vistas dos próximos, que desviariam o olhar quando a ocasião pudesse chocar o pudor (PROST; 1992).
Para dormir a situação não era diferente, o espaço e a cama eram compartilhados. Difícil imaginar? Pesquisas constatam que nas famílias pobres essa realidade ainda persiste, as condições materiais limitam o advento da intimidade e da privacidade. Dessa forma, o individualismo que muitos conhecem hoje era até algum tempo atrás e ainda o é hoje para alguns grupos familiares, algo insustentável.
A