TEMA 4 FAM LIA E SOCIEDADE
TEMA 4: Família, Educação e Cidadania
ROTEIRO DE ESTUDO:
Enquanto agente de um processo, o educador precisa estar ciente da amplitude e das limitações de seu papel, bem como equacioná-los às necessidades do mundo contemporâneo.
Qual o caráter social do processo educativo? Quais seus significados enquanto sistema de valores?
É possível dizer que o principal agente educativo é a comunidade, grupo de pessoas em que vive a criança e o adolescente. Nesses termos, a expressão “sociedade educativa” pode ser apreendida tendo em vista aspectos como:
• A influência educativa da sociedade.
• A educação que se pode obter por meio da participação como membro da sociedade.
• A educação relacionada com a sociedade.
Cada um de nós pertence a grupos sociais diferentes, tais como a escola, a família, o bairro, a cidade, a nação, e desempenha papéis sociais diversos como, por exemplo, professor, pai, síndico, atleta. Somos educados em nome de padrões e ideias que prevalecem no interior da comunidade da qual faz parte. As formas de governo democrático, a música, a imprensa, a arquitetura, a dicotomia entre trabalho e lazer, as relações que separam e aproximam pais e filhos, os tipos de comida e bebida, o modo como são preparadas e as convenções sociais são alguns dos exemplos do modo como as pessoas são educadas pela sociedade a que se pertence.
Assim, se uma criança é orientada a lavar as mãos antes das refeições, seus pais estão lhe transmitindo, desde tenra idade, formas de comportamento consideradas “aceitáveis”, por meio da interpretação da comunidade e da maneira pela qual deve reagir a criança.
Com base no que você acabou de ler, fica evidente uma diferenciação entre os aspectos formais e institucionalizados da educação, os quais se encontram nas escolas, por exemplo, e a noção mais ampliada e generalizante da educação, decorrente da influência da sociedade educativa, em que se educa tendo em vista as influências comunitárias,