TEMA 6 FAM LIA E SOCIEDADE
TEMA 6: Escola, Ordem Social e Família
ROTEIRO DE ESTUDO
Sempre que você vê alguma notícia sobre problemas sociais, é comum pensar: o país precisa investir em educação! Mas o que de fato é educação? Ou melhor, o que falta para a criança e o jovem em uma área tão complexa? Enquanto a palavra “educação” é velha conhecida, ainda que empregada para fazer menção a significados muito diversos, a palavra “letramento” não desfruta da mesma popularidade. A utilização da noção de letramento é bastante recente, mais precisamente da década de 1980, tendo sido inicialmente empregada pelos estudiosos das áreas de Educação e Linguística. Em geral, letramento é apressadamente considerado como sinônimo de alfabetização, o que não procede.
Em linhas gerais, letramento associa-se à aquisição, utilização e funções da leitura e escrita em sociedades letradas, como habilidades e conhecimentos que precisam ser ensinados e aprendidos, estando relacionado também com a escolarização e abrangendo processos educativos que ocorrem em situações tanto escolares quanto não escolares. (MORTATTI, 2004: 11)
Portanto, a ideia de letramento é mais abrangente que a de alfabetização e está relacionada aos conhecimentos e atitudes necessários ao uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.
Cabe ao Estado garantir a educação, promovendo o acesso de todos os indivíduos ao direito de ler e escrever, já que estas são uma das formas de inclusão social e de construção da democracia. Mas, no Brasil, há um grande abismo entre a teoria e a prática, entre os direitos e a efetivação dos mesmos.
É importante ressaltar que os quinhentos anos de história do Brasil assistiram à persistência do analfabetismo.
A escola está longe de garantir a inserção social dos indivíduos, uma vez que o ensino é, por si só, hierarquizante e mantenedor das desigualdades sociais. Muitos discursos apreendem o iletrado como um deficiente.
Outras