TRABALHO GRUPO GEST O INDUSTRIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 CALCULO DO CUSTO UNITÁRIO 4
3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA. 5
3.1 PREÇO DE VENDA 5
4 FATOS CONTÁBEIS DAS VENDAS DE CADA PRODUTO. 6
4.1 VENDAS DO PERÍODO 6
5 CONTABILIZAÇÃO NO LIVRO DIÁRIOE LIVRO RAZÃO 7
5.1 LIVRO DIÁRIO. 7
5.2 LIVRO RAZÃO. 7
6 ANALISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 8
6.1 CONCEITO. 8
7 REGIONALIZANDO. 9
8 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Na contabilidade a comunicação se torna presente entre colaboradores de uma empresa, seus setores e principalmente entre o contador e o empresário. Muitas vezes a falta de comunicação pode levar a grandes perdas financeiras em uma entidade, como por exemplo, confundir Custo com Desembolso, ou Despesa com Investimento.
O objetivo deste estudo é apresentar a conceituação teórica sobre os cálculos que envolvem o levantamento dos custos unitários, a formação do preço de venda, o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio relativos à empresa fictícia INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SORVETES LEC LTDA, demonstrando assim o valor das informações contábeis e dos profissionais envolvidos no setor.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas
Empresas 31% das empresas fracassam no 1º ano de operação, e 60% não conseguem chegar a 5 anos de vida (SEBRAE-SP 2005). Em comum, estas empresas apresentaram sinais de estarem deficientes na estruturação do negócio e na Gestão. Com base nesses dados, comprava-se a necessidade de ter a
Contabilidade não só como ferramenta de levantamento de informações para tomada de decisões, mas também como principal fonte de Gestão a fim de proporcionar longevidade e competitividade corporativa nos dias atuais de mercado.
Tomando como base a empresa fictícia INDÚSTRIA E COMÉRCIO
DE SORVETES LEC LTDA, vamos procurar analisar sua estrutura financeira e verificar suas possibilidades no mercado, mas para isso faz-se necessário o