TEMA 5 FAM LIA E SOCIEDADE
TEMA 5: Estrutura Social e Estratificação: Questões Sociais e Políticas para a Juventude
ROTEIRO DE ESTUDO:
Você verá neste tema a tentativa de compreender a realidade social, principalmente aquela ligada aos processos que envolvem a educação para o trabalho. Já se conhece o conceito de socialização – o que ajudará a entender o processo de estratificação social, permitindo observar como a sociedade está hierarquicamente estruturada, por meio de classes sociais, sistema de status, oportunidades e estilos de vida, de modo a configurar papéis sociais exigidos, proibidos e/ou permitidos socialmente, correspondentes ao lugar social do indivíduo. Além disto, observar-se-á tais processos no que tange à sua relação direta com a Educação formal, a escola e as instituições responsáveis por conservar e/ou transformar o processo de estratificação social. No cotidiano, vivenciou-se inúmeras situações sobre as quais se elabora algum tipo de visão e de julgamento. Portanto, todos têm algum conhecimento acerca da realidade, seja ela social, físico-material, biológica. Do mesmo modo, diariamente se utiliza de termos e palavras que já se tornaram habituais no vocabulário, mas que possuem um sentido específico, dependendo do contexto em que estejam aplicadas.
Certamente, você já utilizou (falou, ouviu ou leu) palavras como: “status”; “classe alta”; “classe baixa”; “estrutura”; “identidade”; entre muitas outras. Pois bem, tais ideias possuem um sentido conceitual, capaz de dar um significado mais específico e delimitado às palavras, para que não sejam utilizadas a esmo, e até de forma equivocada.
Importante também é destacar que a educação é um fato social, e como tal está diretamente ligado à organização social à qual pertence. Dessa forma, ao se falar em processos educativos, é preciso prever os mecanismos sociais que o envolvem, dentre eles, a valorização da formação para o trabalho, prevista por políticas públicas e privadas, que visam: ou