TEMA 2 A UTILIZA O DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEM TICA
A introdução da informática na educação segundo a proposta de mudança pedagógica, como consta no Programa Brasileiro de Informática na Educação, exige uma formação bastante ampla e profunda do professor. Não se trata de criar condições para o professor dominar o computador ou o software, mas sim auxiliá-lo a desenvolver conhecimento sobre como o computador pode ser integrado ao desenvolvimento desse conteúdo.
Atualmente, pesquisadores e educadores estudam diferentes formas de utilização da tecnologia dentro de um ambiente de aprendizagem, investigando o processo de aprender e as características da cognição frente ao computador, dando uma atenção especial ao uso do computador e suas possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica e também como meio de entender como o processo de aprendizagem se desenvolve a partir de tais estímulos.
As tecnologias, em diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade, pelas modificações que exercem nos meios de produção e por suas conseqüências no cotidiano das pessoas.
A velocidade e o caráter permanente destas mudanças, bem como a quantidade de informações disponíveis, requerem cada vez mais do ser humano uma nova postura e o desenvolvimento de habilidades para conviver e compreender a sociedade, hoje chamada de sociedade do conhecimento (Valente, 1999).
Estudiosos do tema mostram que escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são influenciadas, cada vez mais, pelos recursos da informática. Nesse cenário, insere- se mais um desafio para a escola: de como incorporar ao seu trabalho, tradicionalmente apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e conhecer.
Os computadores estão cada vez mais inseridos nas escolas. Tal fato, no entanto, não significa a ocorrência de mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o computador pode ser utilizado para reforçar práticas