TEMA 2 FAM LIA E SOCIEDADE
TEMA 2: Família Contemporânea e Relações Individuais
ROTEIRO DE ESTUDO:
A Família Ocidental passou por transformações e este processo não está dissociado de outros ligados à consolidação do sistema capitalista em sua fase industrial. A urbanização, as Grandes Guerras Mundiais e o nascimento da sociedade da informação, estão diretamente ligados a mudanças que se observam na Família contemporânea, principalmente pelo fenômeno da “privatização da família” (PROST, 1992).
Falou-se de uma Família diferente, que – ao contrário dos modelos que circulam em muitos discursos – grande parte deles vale-se de uma espécie de memória coletiva sobre o modelo ideal de Família – de um grupo social que não deixa de ser uma instituição forte, ao menos compete com instituições que possuem uma grande inserção em espaços que antes eram prioritariamente responsabilidade da Família: como a mídia, por exemplo.
De certa forma, a vida privada se desdobra: no interior da vida privada da família surge agora uma vida privada individual. No horizonte dessa evolução, estão os lares compostos por uma única pessoa, onde a vida privada doméstica foi inteiramente absorvida pela vida privada individual (PROST, 1992).
Você já deve ter percebido que se vive em uma sociedade de grande diversidade em sua formação familiar, a contemporaneidade traz à tona uma nova configuração familiar. O mundo do trabalho, já ocupado efetivamente pela mulher/mãe, coloca-a inquestionavelmente como responsável pelo sustento de quase 25% das famílias brasileiras (IBGE, 2006).
Estudos brasileiros com famílias de nível socioeconômico médio nos quais a mulher é a principal responsável pelo sustento financeiro, mostram que ela ainda assume quase que totalmente a responsabilidade pelas tarefas domésticas. Mesmo ganhando mais que os maridos, parece que nestas famílias a divisão das tarefas domésticas segue sendo feita ainda de forma tradicional (WAGNER E COLS.,2005) As famílias, ao longo da