Tem Tica
Análise de qualidade sanitária de planos de limpeza não descartáveis utilizados na unidade de alimentação e nutrição de um hospital na cidade de Pelotas/RS
Objetivo - Rita
O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade sanitária de panos de limpeza não descartáveis e o processo de sua higienização, adotados por uma UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) de um hospital da cidade de Pelotas/RS.
Metodologia - Milene
Foram utilizados 4 panos de algodão não descartáveis que serviam de apoio a higienização de utensílios e equipamentos.
Foram determinados para o estudo:
P1: Pano novo antes de uso
P2: Pano após 2 horas de utilização
P3: Pano após 6 horas de utilização
P4: Pano após higienização
A coleta das amostras foram feitas de forma asséptica (asséptica ou asséptico é a designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação por microrganismos). Foram recolhidas dos panos amostras de materiais biológicos, por meio de esfregaço de suabe (Suabe é um material absorvente, preso a uma haste, que serve para coletar materiais para exame através de absorção e atrito, aplicar medicamentos ou limpar cavidades e ferimentos, parecido com haste de algodão ou no comum “cotonete”).
Esse material biológico foi incubado em diversas temperaturas por variados períodos de tempo. Os resultados foram classificados da seguinte forma: Superfícies com contagens até 50 unidades formadoras de Colônia são consideradas com um satisfatório nível de higiene e contagens maiores que 50 UFC (Unidades formadoras de Colônia)/cm² são consideradas insatisfatórias quanto a seu nível de higiene.
O processo de higienização dos panos não descartáveis, adotado pela UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), foi caracterizado por meio de observação in loco (Observação realizada no próprio hospital), complementado por relatos dos funcionários responsáveis por esta atividade.
Análise e Resultados - Pablo
O resultado obtido pela análise do ponto amostral (Pano 1) demonstra uma segurança