Fluxos
Economia de Mercado
Curso: Recursos Humanos
Profª: Elida Lourenço
E-mail: elida.lourenco@gmail.com
ORGANIZAÇÃO DA ECONOMIA DE MERCADO:
ENTENDENDO A COMPLEXIDADE DO SISTEMA
- O processo produtivo
- Fluxo real
- Fluxo monetário
- A circulação de mercadorias
Bem é tudo aquilo que permite satisfazer as necessidades humanas. • bens livres: são úteis. Existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos sem nenhum esforço na natureza. Ex: a luz solar, o ar, o mar. Esses bens não possuem preços;
•
bens econômicos: são úteis. Possuem preços, são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano para obtê-lo.
Esses bens são classificados em dois grupos:
• bens materiais: são de natureza material (bens de consumo duráveis ou não), podem ser estocados, tangíveis (podem ser tocados), como roupas, alimentos, livros, TV, etc.;
• serviços: não podem ser tocados (intangíveis). Ex: serviço de um médico, consultoria de um economista, serviços de um advogado, e acabam no mesmo momento de produção. Não podem ser estocados.
O processo produtivo da economia
Conjunto de regras, leis, regulamentos, costumes, práticas que regem as atividades econômicas na PRODUÇÃO, TROCA e
CONSUMO de bens e serviços e suas relações com os componentes da economia que são conhecidos como AGENTES
ECONÔMICOS :
• Famílias,
• Empresas, e
• Governo.
Família:
Inclui todos os indivíduos e unidades familiares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços, objetivando o atendimento de suas necessidades. Por outro lado, são as famílias os proprietários dos recursos produtivos e que fornecem às empresas os diversos fatores de produção, tais como: trabalho, terra, capital.
Recebem em troca, como pagamento, salários, aluguéis, juros e lucros, e é com essa renda que compram os bens e serviços produzidos pelas empresas. O que sempre as famílias buscam é a maximização da satisfação de suas necessidades.
Empresas:
São os agentes