Telégrafo
Em sua obra, Jorge Amado destaca o pobre, o negro, os marginalizados, enfim, todos os excluídos da sociedade, e os apresenta de modo diferente, narrando lhes a vida, os pensamentos, os desejos, ressaltando que estes também são humanos.
O cenário é, normalmente, a zona urbana ou de plantação de cacau ou café da Bahia.
Jorge Amado é um dos destaques do Modernismo e em suas obras coloca a necessidade de justiça social Também acrescenta um tanto de ideologia política, sempre em defesa do povo.orge Amado era grande apreciador da cultura negra e usa muito esse elemento em seus livros. Também ressalta o erotismo, além da sensualidade da mulher brasileira.
LIVROS
O País do Carnaval, Cacau, Jubiabá, Terras do Sem fim, A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água, Seara Vermelha, O Cavaleiro da Esperança, O Mundo da Paz, Os Subterrâneos da Liberdade, Gabriela, Cravo e Canela, Suor, Mar Morto, Capitães de Areia, São Jorge dos Ilhéus, Os Velhos Marinheiros, Os Pastores da Noite, Dona Flor e seus Dois Maridos, ABC de Castro Alves, O Amor do Soldado, Bahia de Todos os Santos, A Estrada do Mar, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste, Farda Fardão e Camisola de Dormir.
GRACILIANO RAMOS – CARACTERISTICAS LITERÁRIAS
São obras de estilo seco, conciso, sintético; Graciliano deixa de lado o sentimentalismo a favor de uma objetividade e clareza. Seu estilo seco, frio, enxuto e impessoal, repleto de senso psicológico; Ele vai descrever os tipos e as paisagens do nordeste, mas enfocando os problemas que ali se encontram. Aliás, ele vai descrever muito. Chega a ser um saco às vezes.
Em seus melhores romances, como São Bernardo, Angústia e Vidas Secas, ele mostra um perfil psicológico e sócio-político que nos incita a uma visão crítica dos rumos que a sociedade moderna toma. Nesse aspecto ele é bom, eu gosto dele.
Os principais temas abordados por Graciliano Ramos, assim como seus contemporâneos Jorge Amado e Graciliano,