Telégrafo
Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor
Telégrafo e Campainha Elétrica
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Telégrafo
Apresentação
Alguém, sem dúvida, logo enxergou a vantagem do eletroímã (experimento 02_096) sobre os ímãs permanentes e, um dos primeiros dispositivos que se utilizou dele foi o telégrafo. O inventor do telégrafo foi Samuel F. B. Morse.
O telegrafo é um circuito que contém uma ou mais pilhas, uma chave interruptora e um eletroímã. Acompanhe, pela ilustração a seguir, a descrição e funcionamento de um telégrafo simples.
A lâmina D é atraída cada vez que se aperta a lâ- mina G contra o prego F (G + F = interruptor).
Ao apertar o interruptor G (feito de uma tira de lata dobrada) a lâmina encosta no prego F fechando o circuito elétrico constituído pelas pilhas (A), fio de cobre esmaltado (B), eletroímã (C) e interruptor (G + F). Ao fazer isto, o prego do eletroímã (C) magnetiza-se e atrai a lâmina (D); ela bate no eletroímã e faz um barulhinho, um “clique”. Ao soltar o interruptor, abre-se o circuito, o prego perde o magnetismo e solta a lâmina (D). Um “clique” rápido identifica um ponto (.), um “clique” em tempo mais prolongado identifica um traço (-).Apertando e soltando com rapidez e tempo adequado o interruptor (que no telégrafo passa a denominar-se manipulador) podemos enviar uma mensagem “codificada” --- é o famoso código Morse, organizado pela