Alguns pontos importantes para a identidade dos supervisores e coordenadores pedagógicos
Este trabalho apresenta alguns pontos que são importantes para a identidade dos supervisores e coordenadores pedagógicos.
Parte de uma analise critica reflexiva onde demonstra a importância desse profissional na estrutura do ensino. O referencial teórico será feito através da leitura do 4º capitulo do livro de Celso dos Santos Vasconcellos (coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político – pedagógico ao cotidiano da sala de aula).
Os avanços tecnológicos, e o acelerado desenvolvimento do mundo moderno fizeram emergir a necessidade de uma transformação na Educação, onde se reformulou conceitos e paradigmas, fazendo surgir à necessidade de um acompanhamento pedagógico ao corpo docente e à comunidade escolar. Portanto, o supervisor educacional torna-se o profissional responsável pela orientação de uma prática educativa flexível, aberta às inovações e às transformações nos planos social, educacional e cientifico.
A sociedade vive uma crise de identidade em que muitos pais deixam para a escola o papel da educação básica, muitos educadores sentem-se constrangidos ou mesmo inseguros, agredidos e descompensados ao terem que ensinar a alguns alunos noções básica como higiene pessoal, posturas adequadas e convivência entre outros. É neste contexto que se apresenta o supervisor ou coordenador pedagógico, na busca de uma gestão mais democrática, participativa e de responsabilidades compartilhadas.
- PAPEL DA SUPERVISÃO/COORDENAÇÃO.
No espaço escolar as contribuições do supervisor/coordenador se fazem presentes em vários momentos: no planejamento, no acompanhamento, na coordenação, no controle, na elaboração da proposta pedagógica, na avaliação e, sobretudo no processo ensino aprendizagem. Essa aprendizagem passa a ser objeto de trabalho do supervisor/coordenador que a problematiza, pondera, discute e acompanha junto com o professor os conteúdos lógicos e as condições existenciais dos alunos.
Desta forma, o supervisor escolar torna-se um