Telegrafo
Mas para que tudo chegasse até esse ponto, Hertz como sabemos deu o primeiro passo, assim como Colombo se aventurou em descobrir um novo mundo, Hetz também veio a abrir as portas desse novo mundo que ele julgava apenas ter comprovado em experiência a teoria de Maxwell e mais tarde homens com vocação mais pratica haveriam de transformas essa America Hertiziana em algo tecnologicamente mais útil.
Em 1885 teve a demonstração cientifica do coesor criado pelo itilano Onesti que sabia que a resistência elétrica da limalha de ferro se reduzia quando era submetida a descargas eletromagnéticas de uma bobina de indução, Mas tarde em 1890 o Frances Édouard Branly mostrou que a descarga elétrica podia exercer influencia sobre o coesor em distancia de até de vinte metros. Então ai estaria comprovado que eletricamente um sinal remoto podia ser alargado em vários metros. Mas a imaginação humana não se contentaria apenas com míseros vinte metros e tomando base nos trabalhos de Onesti, Hertz e Branly, muitos experimentadores puseram-se a campo em diferentes lugares na tentativa de criar um sistema de telegrafia sem fio a TSF, vários nomes costumam serem lembrados tais como Tesla, Lodge, Popov, Marconi e um Brasileiro cara, o padre Landell de Moura.
O croata Nikola Tesla e o Inglês Oliver Lodge desenvolveram pesquisas e experimentos relativos as ondas eletromagnéticas mesmo assim não deixaram nada conclusivo em relação a sua efetiva utilização para a comunicação telegráficas.
Porém o russo Alexandre Popov e o padre Lamdell de Moura ambos são considerados os inventores de um sistema de telegrafia sem fio.
Popov conseguiu desenvolver uma pequena e eficiente antena que conseguia captar o sinal elétrico e oriundo dos raios que