Hitória da arte
1.questões 3
2. resposta 1 4
3. resposta 2 5
1. questões
1. Descreve e conceitue a ruptura com o espaço renascentista no cubismo, e comente sua repercussão tomando como base o futurismo.
2. Comente o ímpeto revolucionário do dadaísmo, manifesto do conceito de antiarte e na estratégia do readymade, assim como a proposta de ruptura com o racionalismo histórico evidente no surrealismo, considerando obras que evidenciem rupturas com o campo estabelecido da arte e a associação livre com outros campos do conhecimento e do fazer.
2. resposta 1
Os cubistas procuraram a verdade na forma. O problema fundamental com que se confrontaram foi o de descobrir a maneira de pintar objetos tridimensionais na superfície bidimensional da tela, para isso recorrer à ilusão perspectiva. Assim representavam a figura de vários ângulos, dinamizando a imagem com o uso da sessão de ouro deformando-a. Tendo algumas referencias ao Renascimento, como o realismo e o idealismo, entretanto foi usado diferentemente e com outro propósito, se contrapondo nas técnicas como a impressão de volume que anteriormente fora usado o chiaroscuro, já no cubismo na obtenção deste resultado era através de longas pinceladas paralelas.
O cubismo criou uma maneira de pintar que alterou por completo as normas da arte. As técnicas cubistas formaram-se em meio de um novo estilo futurista, embora persistindo no compromisso com a iconografia do mundo moderno, com o conceito interativo de movimento humano em um ambiente técnico modificado e com o poder das cores fortes. Os futuristas visam a possibilidade de indicar um rumo completamente novo a seu trabalho. Acima de tudo, adaptaram a interpretação cubista da forma e do espaço, com pontos ideológicos e imaginativos. Chegando a uma interpretação dinâmica do movimento e da emoção.