Telemarketing
O telemarketing começou a se destacar por volta dos anos 90, quando as empresas sentiram a necessidade de usar um outro meio de comunicação para agilizar o atendimento aos clientes e poupar o espaço físico da organização, e principalmente aumentar seu poder de vendas. Desta forma, optaram por oferecer seus produtos através do telefone, que já era um meio de comunicação bastante utilizado pela população.
Este método de vendas começou a ser utilizado no Brasil com a chegada de empresas de outros países, que já usavam esta ferramenta, e então o contato com o cliente pelo telefone começou a se expandir, pois as pequenas empresas também começaram a utilizá-lo e obter bons resultados.
Desde então o telemarketing gerou milhões de empregos no país, pelo fato de realizar a inclusão de mão-de-obra pouco qualificada, pois os empregados poderiam ser treinados para este serviço dentro da própria empresa, além de inserir mulheres e capacitar pessoas para o mercado de trabalho e, por isso colaborou para o desenvolvimento social brasileiro.
Enquanto a economia pode-se afirmar que o telemarketing é responsável por grande parte das vendas nacionais, muitas empresas o utilizam pois os lucros obtidos com este serviço é bastante considerável. Destacam-se também as empresas especializadas em telemarketing, que foram criadas especificamente para prestar serviços de terceirização para outras empresas que optam por “comprar” sua propaganda.
Importante comentar que nesta atividade que esta sendo estudada, há grandes estratégias de vendas, como o cadastro dos clientes para oferecer-lhes o melhor serviço de acordo com suas necessidades, atender superando as expectativas do cliente, e argumentar convencendo-o dos benefícios de seu produto, de forma que ele fique satisfeito ao adquiri-lo. Este é o principal objetivo do