Sociologia de 1º ano
O sociologo estuda vida social humana, os grupos e as sociedades, seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais. Para compreender de que se trata a sociologia tendo que se distanciar de si mesmo, se considerar um ser humano entre os outros.
O senso comum, muitas vezes, é repleto de preconceitos, é a atitude de achar que já se sabe tudo, e um dos procedimentos básicos dos sociólogos no desenvolvimento do seu trabalho é a recolha e análise de informação, com base em métodos e técnicas de qualidade e quantidade, e um dos processos utilizados é a observação.
Na verdade a sociologia trata dos problemas da sociedade e ela é formada por nós e pelos outros, e não se faz ciência baseando-se no senso comum, toda construção científica é um lento processo de afastamento do senso comum, um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais das explicações óbvias, e apresentar as coisas num contexto mais amplo. Mas senso comum não deve ser rejeitado, porem você pode ir além desse conhecimento comum, neste caso, sobre a sociedade. Todos nós somos sociólogos, de uma forma ou de outra, pois estamos sempre refletindo acerca de nossas experiências, analisando os nossos comportamentos e o comportamento dos outros.
2ª ETAPA:
Cultura é adquirida a partir do convívio social. manifesta-se tanto em relação aos comportamentos ligados à sobrevivência, como em relação aos sentimentos e valores que organizam a vida dos homens, cada povo fala através de suas roupas, palavras, gírias, comportamentos, artesanatos, músicas, o próprio padrão da sua sociedade e isso que diversifica cada um na sociedade ao meu ver é muito fácil você distinguir. Ela pode ser passada de pai para filho e assim por diante como os artistas populares por exemplo.
3ª ETAPA:
Etnocentrismo consiste no fato de alguém que se julga superior pre julgar os outros como sendo inferiores ex: regime nazista. Não passa de um grande