Apostila de Sociologia 1º Ano
Por L. Arthur Conceição
Professor de Sociologia
Resumos dos autores
Clássicos da Sociologia
Indivíduo, Identidade e Socialização A Sociologia trata o indivíduo diante de um conjunto das relações sociais e seus aspectos tanto individual como coletivo. Mas, como é possível explicar a idéia da individualidade? Podem ser entendida de duas formas:
a) Sociedades milenares orientais e indígenas das Américas: Os indivíduos são elementos indissociáveis da sociedade;
b) Europa Central: A consolidação do capitalismo reforçou a ideia de que os indivíduos são autônomos;
Surgiram entre os séculos XVIII e XIX autores importantes para entender esse processo da evolução das relações humanas e suas organizações, nos quais estão relacionados abaixo:
______________________________________________
ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)
Método Funcionalista
FATO SOCIAL
Para este autor a sociedade está acima do indivíduo. Ele entendeu que o coletivo prevalece sobre cada pessoa. Nessa ideia foi necessário estudar a sociedade (objeto) e o individuo (sujeito) de forma separada.
Durkheim, quando formulou a sua teoria conseguiu definir a “matéria” de estudo. Isto é, desenvolveu uma metodologia para compreender a sociedade e o individuo. Entendeu que ambos estivessem inter-relacionados.
Esse método de dividir o que deve ser estudado, já tinha sido alcançado pelos estudiosos da biologia em relação às investigações científicas sobre os fenômenos da natureza. Exemplo: o animal contido na natureza é uma coisa e as plantas são outras, mas tudo está em torno de um ecossistema de forma conectada.
Entendendo essa separação no outro ramo da ciência, Durkheim apropriou-se deste método e aplicou para estudar a sociedade. Portanto, na sua observação, ao dividir seu foco de estudos conseguiu identificar que a sociedade criava FATOS SOCIAIS, por meio de uma tradição ou cultura de certos povos ou grupos.
Para ele os fenômenos dos FATOS SOCIAIS possuem