Telemarketing
Este trabalho tem como intuito de realizar uma análise ergonômica num ambiente de operação de telemarketing observando os aspectos relacionados ao trabalho que interferem na saúde, no conforto e na satisfação do operário.
A utilização da ergonomia como ferramenta de estudos visando à melhoria da qualidade de serviços de telemarketing é um grande desafio. A dificuldade da aplicação de resultados, face ao nível de diversidade de tarefas, a precariedade e improvisação encontrados dentro do ambiente de trabalho da construção civil são obstáculos ao desenvolvimento de idéias e planos para o alcance na qualidade de serviços e produtos. A obtenção da qualidade significa para as empresas a sua sobrevivência num mercado cada vez mais exigente e competitivo.
A melhoria das condições de trabalho é um fator significativo para alcançarem-se bons níveis de qualidade e produtividade. É importante analisar quais fatores do ambiente de trabalho que determinam o baixo índice de produtividade e qualidade, procurando propor soluções que amenizem as cargas de trabalho. Com isto pretende-se preservar a saúde do trabalhador, deixando apto a produzir com mais eficiência a sua tarefa.
Este estudo pretende mostrar a importância da introdução dos conceitos ergonômicos no setor da construção civil, procurando mostrar a forte ligação existente entre a melhoria das condições de trabalho e os objetivos da qualidade: redução de custos, aumento da produtividade e melhoria o produto final.
1. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem como objetivo aplicar os conhecimentos da ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir determinada situação de trabalho. Esta técnica foi desenvolvida por pesquisadores franceses e pode ser considerada como um exemplo da ergonomia corretiva, ou ergonomia de correção (IIDA, 2005).
Segundo Moraes (1998) o principal objetivo da AET é de ser um método destinado a examinar a complexidade, sem colocar em prova um