Selo de sustentabildade
Introdução
A gestão ambiental está diretamente relacionada à responsabilidade social que implica em um sentido de obrigação para com a sociedade, assumindo diversas formas, entre as quais se inclui principalmente a proteção ambiental.
A sustentabilidade chama a atenção para problemas como, a sobrevivência humana, aquecimento global e ameaças à biodiversidade e à camada de ozônio, enfatizando a relação de questões socioeconômica e ambiental, bem como a responsabilidade para com as gerações futuras.
Esses dois temas acima serão abordados mais a fundo do decorrer deste trabalho.
Gestão Ambiental
A administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar ao uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais.
1. Métodos e Objetivos principais: * Uso de recursos naturais de forma racional; * Aplicação de métodos que visem à manutenção da biodiversidade; * Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos; * Utilização sustentável de recursos naturais; * Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo;
- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental; * Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental.
Exemplo: sistema carbono zero. * Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração; * Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc.
Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, etc. 2. Meio