Telemarketing
Para iniciarmos o estudo do telemarketing, primeiro convém assimilar alguns conceitos básicos e construir uma visão um pouco mais abrangente da atividade. Melhor começar pelo marketing.
De uma maneira simplificada, pode-se dizer que o marketing tem como objetivo conquistar e manter clientes, satisfazendo suas necessidades e expectativas por meio dos produtos ou serviços que a empresa oferece.
O termo marketing começou a ser utilizado nos anos 50, nos Estados Unidos, para tratar uma série de questões que tinham relação com o desempenho das empresas no mercado e que não eram trabalhadas de forma sistemática por nenhum setor organizacional. Até então, a maior parte dos aspectos que passaram a ser considerados como relativos ao marketing era considerada como responsabilidade das áreas de vendas ou de propaganda.
O problema é que tanto vendas como propaganda são setores com objetivo muito bem definido dentro de uma organização. Ao setor de vendas cabe vender, utilizando os recursos que a empresa dispõe para isso, seja a loja em sistema de auto-serviço, seja a equipe de vendedores de loja, os vendedores externos ou outros meios para chegar ao cliente. O departamento de vendas deve, portanto, canalizar toda a sua energia para realizar a venda.
A propaganda, por sua vez, deve se concentrar em passar as mensagens da empresa para seu público-alvo da maneira mais atrativa e eficiente, com a melhor relação entre o custo de produção e a veiculação, entre o número de pessoas que recebem as mensagens e o nível de entendimento e memorização das mensagens por parte desse público. O foco da propaganda está na definição de quais mensagens transmitir, voltadas para que objetivo, imaginando qual retorno.
Marketing estuda todo o relacionamento da empresa com seu mercado, procurando conhecê-lo em profundidade e estabelecendo, a partir desse conhecimento, estratégias e planos de ação para atuar junto aos consumidores de forma abrangente, eficiente e economicamente