TELEDRAMATURGIA
Resumo:
Este artigo pretende travar uma discussão a respeito da teledramaturgia, tomando como base o contexto nacional. Ao invés de tentar obter respostas para as questões relacionadas ao tema, tem o objetivo de problematizar e fomentar discussões de como, quando e porque essa forma de expressão artística começou a ser considerada uma forma de arte menor e passou a ser execrada pelos intelectuais. Pretende ainda refletir a respeito da origem e das concepções estéticas das narrativas seriadas articulando possíveis contribuições deste campo a outras artes consideradas arte maior.
Palavras-chave:
Teledramaturgia, telenovela, seriado, minissérie, serialização e televisão.
Autores:
Marcello Chamusca 2
Márcia Carvalhal 3
Orientação:
Prof. Mahomed Bamba
Introdução
A teledramaturgia é, geralmente, concebida em narrativas cuja apresentação é seriada. Ou seja, é realizada em capítulos ou episódios que podem ter, a depender do tipo de narrativa, características e formas de desenvolvimento bem diferenciados e específicos.
1
Artigo produzido para apresentação no I seminário da disciplina Estética da Comunicação e Cultura de Massa, ministrada pelo
Professor Mahomed Bamba, como parte da avaliação do quarto semestre do curso de Comunicação Social/Habilitação em
Relações Públicas da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.
2
Acadêmico do curso de Relações Públicas da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências.
3
Idem.
Portal RP-Bahia www.rp-bahia.com.br Para entender melhor essa questão, tentaremos trazer, de forma bem abrangente, elementos estéticos da teledramaturgia, a sua origem, os tipos de narrativas seriada apresentadas na televisão, buscando, na medida do possível, a exemplificação a partir de produções nacionais.
É importante dizer que com este artigo pretendemos muito mais levantar questões, do que
esclarecê-las,