apaputa
530 palavras
3 páginas
Diagnóstico1. Definição do Negócio: Al-Farabi
O Al-Farabi existe há 10 anos, sendo 3 como sebo e 7 como livraria e restaurante. É um restaurante de comida brasileira, que tem como um seus atrativos uma variada carta de cerveja. Além disso, oferece também um happy-hour com música instrumental e jazz e o melhor da literatura, por meio do sebo.
Funcionamento:
Segunda, das 10h às 18h;
Terça a sexta, das 10h às 22h;
Sábado, das 10h às 17h.
2. Contexto Atual
2.1. Histórico
Pioneiro na ocupação de uma área histórica no Centro do Rio, o Al-Farabi iniciou suas atividades em 2004 como um sebo. Alfarrábio designa livro antigo ou raro, ou seja, o alfarrabista é o comerciante de livros usados.
Desde 2005, o Al-Farabi passou a oferecer aos seus clientes a oportunidade de adquirir obras de artistas plásticos brasileiros contemporâneos a preços acessíveis.
Porém o negócio não estava muito rentável, até que em 2007, o casarão situado à Rua do Rosário, além de vender livros antigos, LPs e gravuras originais passou a abrigar também um restaurante especializado em comida brasileira, com almoço de segunda a sábado e happy-hour de terça a sexta.
O acervo do sebo contém desde obras do século XVII até edições modernas da literatura brasileira e estrangeira, filosofia, história, sociologia, infanto-juvenis, policiais, artes, música, línguas, dentre outras, além de sessão dedicada aos LPs com rock nacional, internacional, MPB, samba, jazz e bossa nova. Certificadas, gravuras de artistas estão permanentemente em exposição no Al-Farabi.
2.2. Perfil do Cliente
Segundo a pesquisa realizada, a conclusão é: O Al-Farrabi tem um público variado, não trabalha com um perfil segmentado,porém o foco são os funcionários de escritórios do centro da cidade, tanto para almoço quanto para o happy hour. Em geral são pessoas de classe média que trabalham na região.
2.3. Localização
O Polo Histórico, Cultural e Gastronômico da Praça XV está localizado no berço do Rio