sistema esquelético
Infecções: as bactérias podem produzir toxinas, que são nocivas para as células humanas. Se estas estiverem presentes em número suficiente e a pessoa a ser afetada não dispuser de uma imunização contra ela, o resultado é a doença.
COQUELUCHE
A COQUELUCHE e uma infecção aguda na região da traquéia, brônquios e bronquíolos, conhecida também como pertussis ou tosse ferina. E causada pelo bacilo de Bordet-Gengou ou Bordetella pertussis, ou ainda Hemophilus pertussis.
TRANSMISSÃO:
A transmissão e direta, através de gotículas expelidas durante a tosse. A eliminação máxima de germes efetua-se no período catarral ( 1a e 2a semana).
● SINAIS E SINTOMAS:
O inicio e indistinguível de outras afecções das vias aéreas, como tosse, a principio não característica, evoluindo para tosse intensa com ruído respiratório profundo e prolongado .
● TRATAMENTO:
Para os doentes, não ha tratamento especifico; opta-se pelo isolamento, para evitar a disseminação, e pelo uso de antibióticos, para evitar complicações.
● PREVENÇÃO:
A melhor prevenção e o uso precoce da vacina.
A VACINA do Coqueluche é a TETRA VALENTE (Tríplice viral + Hib) e a TRIPLICE
BACTERIANA (DTP), e aplicada em 3 (três) doses (tetravalente) MAIS 2 (dois) de reforço (tríplice bacteriana).
E administrado por via subcutânea, sendo a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses, a terceira aos 6 meses e o REFORÇO aos 15 meses e depois aos 4 a 6 anos.
Pessoas não-vacinadas expostas podem se beneficiar da vacinação.
TÉTANO
O TÉTANO e uma doença infecciosa grave que freqüentemente pode levar a morte. E causada pela neurotoxina tetanospasmina que e produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani.
● TRANSMISSÃO:
A bactéria e encontrada nas fezes de animais ou humanos que se depositam na areia ou na terra. A infecção se da pela entrada das bactérias por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Queimaduras e tecidos necrosados também são porta de