sistema esqueletico
Já imaginou se você não tivesse seus ossos, e nenhuma outra estrutura para sustentar o seu corpo? Seria semelhante a uma minhoca que necessita se movimentar arrastando o seu corpo pelo solo.
Para que isso não ocorra temos o sistema esquelético composto por vários ossos de diversos tamanhos e formas, e também articulações para que os nossos movimentos sejam possíveis e mais precisos. Outra função que pode ser observada também é a de proteção dos principais órgãos do nosso corpo. Além disso, também são fonte de minerais e produzem as células do sangue.
Os ossos são constituídos por um tipo de tecido em que as células estão envoltas por um material (substância intercelular) muito rígido, composto principalmente por fosfato de cálcio. http://1.bp.blogspot.com/-rf4cfP-Gvj4/USTLWcNDJEI/AAAAAAAAAb8/JE4tln2PFCg/s1600/tecido+%C3%B3sseo1.JPGO esqueleto humano adulto tem 206 ossos e de uma criança 270. Eles estão distribuídos da seguinte forma:
Esqueleto axial
É constituído pelos ossos da cabeça e do tronco. A cabeça por sua vez é formada por 29 ossos formando o crânio e a face. A mandíbula é o maior osso da cabeça e o único que é móvel. O tronco é formado pela coluna vertebral pelas costelas e pelo esterno.
Esqueleto apendicular
São os ossos que compõem os membros. Os superiores são formados pelos ossos do ombro, braços, antebraços e mãos. Os membros inferiores, por sua vez, estão divididos em cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé.
Doenças que afetam o Sistema Esquelético
Uma das doenças mais comuns que afetam esse sistema é a osteoporose, essa doença faz com que os ossos se tornem mais porosos que o normal ficando frágeis e fracos com grande risco de fraturas.
Outra doença é o raquitismo, uma doença caracterizada por ossos moles. Este é geralmente o resultado de uma deficiência de vitamina A, e vitamina D, que ajudam na absorção de cálcio, um dos principais elementos constitutivos dos ossos. Ele também ajuda o corpo a absorver