Sistema esqueletico
Nome:
Ano e Turma:
Professor:
Disciplina: Biologia
O que é:
O sistema esquelético (ou esqueleto) humano consiste num conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos, que se interligam para formar a estrutura do corpo. O sistema esquelético pode ser dividido em duas grandes fracções: uma mediana, formando o eixo do corpo, composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco, o esqueleto axial; a outra, acrescenta a forma aos membros e constitui o esqueleto apendicular. No adulto existem 206 ossos, Este número varia de acordo com a idade (do nascimento a senilidade há uma redução do número de ossos), factores individuais e critérios de contagem.
Funções:
O Sistema Esquelético desempenha várias funções, tais como: protecção (para órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central), sustentação e suporte do corpo, local de armazenamento de cálcio e fósforo (durante a gravidez a calcificação fetal faz-se, em grande parte, pela reabsorção destes elementos armazenados no organismo materno), sistema de alavanca, que movimentadas pelos músculos permitem os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte e como o local de produção de várias células do sangue.
Tipos de ossos:
O Sistema Esquelético tem 3 tipos de ossos: * Ossos longos (o seu comprimento é consideravelmente maior que a largura e a espessura. Consiste na diáfise e em duas epífises. A diáfise apresenta, no seu interior, uma cavidade, o canal medular, que alberga a medula óssea. Exemplos típicos são os ossos do esqueleto apendicular: fémur, úmero, rádio, tíbia, falanges, etc). * Ossos curtos (apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos