sistema esqueletico
Uma das funções do esqueleto é a proteção de órgãos
Osteologia é o estudo dos ossos. Esqueleto é o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar a base de sustentação do corpo do animal e gerar função.
Ossos são definidos como peças rígidas e esbranquiçadas de números, coloração e formas variáveis.
Fazem parte das funções do esqueleto, proteção de órgãos como o coração, pulmão e sistema nervos central através da caixa torácica, crânio e coluna vertebral, respectivamente.
Sustentação e forma ao corpo. Local de armazenamento de íons (Ca, P), pois em grande parte será usado durante a gravidez como forma de calcificação fetal, pela reabsorção destes íons armazenados no organismo materno.
Além disso, também tem como função funcionar como um sistema de alavancas que em associação com os músculos causam um deslocamento de todo o corpo ou parte do mesmo.
Produção de células do sangue através da medula óssea encontrada dentro dos ossos.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/38241/sistema-esqueletico-conceito-e-funcoes-do-esqueleto#ixzz2xTtrbhOT Conceito de Sistema Esquelético
SISTEMA ESQUELÉTICO
Conceito de Sistema Esquelético
O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.
Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico,