UNESCO
RESUMO:
O papel desempenhado pelas organizações internacionais nos últimos tempos reflete a abertura de um novo cenário internacional, tanto no contexto jurídico, quanto no contexto econômico, social e cultural. Além disso, as organizações internacionais abriram as portas para novos ramos e novas fontes do Direito Internacional, no que diz respeito à relação entre Estados e sua soberania.
A complexidade de temas diversos, que vão além da jurisdição nacional, fez com que os Estados se deparassem com a necessidade de promover maior cooperação internacional. Desta forma, as organizações internacionais vêm atuando no plano universal e regional.
Este artigo se propõe a analisar o funcionamento e estrutura da UNESCO, enquanto organização internacional de destaque no atual sistema internacional, e também analisar sua atuação no sistema internacional a fim de promover o desenvolvimento dos seus Estados-membros naquilo que foi proposto. Nesse sentido, o propósito deste artigo é o de investigar como se deu a formação e estruturação de uma organização internacional tão relevante nos dias de hoje e, por fim, analisar os seus reflexos e influências na governança global.
Palavras-Chave: Organização internacional, Estado, ONU, cooperação internacional, política, economia, governança global.
1. INTRODUÇÃO
Nesse artigo será estudada e apresentada a estrutura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e suas principais atividades, bem como sua importância para o atual cenário internacional.
A UNESCO foi criada em 16 de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros – hoje são 193 países – na busca de soluções para os problemas que desafiam nossas sociedades. É a agência da ONU que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências