UNESCO
O trabalho tem por objetivo, apurar o conhecimento acerca das organizações internacionais tendo como principal ponto de apoio a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), analisando suas ações e sua eficiência, ao redor do mundo.
Com base na doutrina ministrada em sala de aula e informações oficiais da UNESCO, tratamos de dissertar acerca do tema em questão. Considerando fatores de total relevância, como, o histórico e do objetivo da instituição, classificando-a com relação ao seu tratado e relacionando esta com o direito internacional. Além disto, o trabalho aqui apresentado, cita atuações relevantes desta organização no âmbito internacional.
A UNESCO (A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é a agência das Nações Unidas que atua e zela pelas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação. Esta organização internacional surgiu logo após a segunda guerra mundial, em Londres.
Sobre o contexto de um mundo devastado após a guerra, fez-se necessário, mas do que nunca, uma organização educacional e cultural. Deste modo e com a influência de conferencias antecedentes, como a Conferência de Dumbarton Oaks, surgiu a UNESCO.
Segundo o site oficial da organização, a proposta foi apresentada e assinada por 37 países. Sendo assim, uma comissão preparatória foi estabelecida entre 16 de novembro de 1945 e 4 de novembro de 1946, quando a constituição da UNESCO entrou em vigor após a sua ratificação.
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), teve sua origem na época da liga das nações, a qual em 21 de setembro de 1921, para estudar questões como a cultura e a educação, criou uma comissão, denominado de Comitê Internacional de Cooperação Intelectual (CICI), porém este só foi oficialmente criado em 4 de janeiro de 1922 (este tinha como base em sua composição, pessoas eleitas por