Unesco
O presente trabalho tem por objetivo um maior entendimento, pelos acadêmicos de Direito, a respeito da organização internacional denominada UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
No decorrer do texto, o leitor terá um maior entendimento sobre a denominação da organização, bem como suas principais prioridades junto aos países em que se encontra estruturada.
Os aspectos históricos desde 1946, quando então foi ratificada pelos Estados-Membros e as Convenções assinadas pelos mesmos também fará parte desse trabalho.
O leitor poderá ter um esclarecimento a respeito dos Instrumentos Normativos que regem a Organização e sua Estrutura nos países que dela fazem parte.
Atuando nos países desde a metade do século XX, a UNESCO conta atualmente com 193 Estados-Membros, tendo ingressos em datas aleatórias que o leitor poderá encontrar com a leitura sistemática do mesmo.
Finalizando o trabalho, tem-se clara suas ações e programas, bem como as atualidades que regem o funcionamento dessa honrosa Instituição que vem atuando nos mais diversos países na tentativa de buscar uma igualdade entre homens e mulheres; qualidade educacional; aprimoramentos científicos e tecnológicos; conservação de patrimônios históricos e o diálogo entre culturas, estabelecendo assim uma relação política de paz entre as Nações.
1. DENOMINAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), em português conhecida como Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura tem como objetivo alcançar um diálogo entre os países, as culturas e os povos, mantendo o respeito entre os direitos e buscando erradicar a pobreza, tendo em vista a paz e usando como principais instrumentos a educação, a ciência e cultura, além da utilização da comunicação e da informação.
As principais prioridades desta Organização Internacional são: * Igualdade entre homens e mulheres; * Alcançar uma educação de