Teleconferencia
Nos últimos anos, as empresas cresceram e espalharam-se. Muitos funcionários fazem o seu trabalho a partir de casa. Uma vez que os escritórios e funcionários possam estar a milhares de quilômetros de distância, colocar todo mundo na mesma sala para reuniões e treinamentos decididamente tornou-se nada prático para muitas empresas.
É por esse motivo que a teleconferência- troca de informações em tempo real entre pessoas que não estão no mesmo espaço físico - tornou-se uma grande atividade. A indústria americana de audio-conferência relatou uma receita de US$ 2,25 bilhões em 2004. Por meio de teleconferência, as empresas podem realizar reuniões, encontros com clientes, treinamentos, demonstrações e workshops por telefone ou online, em vez de pessoalmente.
Nesse artigo, veremos os diferentes tipos de teleconferência, das conferências telefônicas às reuniões online.
Central telefônica privada
As empresas normalmente possuem uma PABX em seus escritórios. A PABX é uma rede ligada de conexões telefônicas dentro do escritório. Cada telefone possui uma extensão, e vários telefones compartilham as linhas a uma rede telefônica pública comutada. Normalmente, isso é mais barato do que trabalhar com uma linha telefônica dedicada para cada extensão, especialmente para empresas maiores.
A teleconferência telefônica mais simples é uma ligação de três pontas, disponível em muitas casas como um serviço da empresatelefônica. Outro método bastante simples (mas não necessariamente eficaz) é ter dois grupos de pessoas conversando através de um fone com microfone. Os limites da ligação de três pontas e a qualidade do som dos fones com microfones tornam essas opções inadequadas para a maioria das empresas.
As conferências telefônicas permitem que grupos de pessoas comuniquem-se por telefone. Os bancos e as corretagens geralmente utilizam as conferências telefônicas para fornecer relatórios de status a grandes quantidades de ouvintes. Outras empresas utilizam as conferências