Treinamento de evacuação em caso de incêndio-ppci
É estrema mente importante que em caso de incêndio o funcionário Mantenha a calma e tenha a consciência do que esta acontecendo em sua volta para não tomar atitudes precipitadas. Pense antes de agir.
Ao constatar um princípio de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (fone 193). Informe com calma o local do incêndio e o que for perguntado pelo o oficial do corpo de bombeiros. Após este procedimento desligue o telefone e aguarde que o oficial vai retornar a ligação para certificar que não é um trote.
Nunca use o elevador pois, geralmente quando acontece um incêndio no prédio é desligado a energia elétrica.
Importante:
Geralmente em prédios como hospitais existe um elevador que é usado como saída de emergência. pois, estes tem um gerador de energia que os mantem em funcionamento.
Use sempre as escadas, desça as escadas com calma e sem atropelos, e siga sempre pelo lado direito para facilitar a passagem dos bombeiros que utilizam sempre o lado esquerdo para subir.
Se um incêndio ocorrer em sua sala, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez.
Se você ficar preso em meio à fumaça, respire pelo nariz, em rápidas inalações se possível, molhe um lenço e utilize-o como máscara improvisada.
Procure rastejar para a saída, pois o ar é sempre melhor junto ao chão. Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro.
Ao sair pela porta toque-a com sua mão. Se estiver quente, não abra. Se estiver fria, faça este teste: Abra vagarosamente e fique atrás da porta. Se sentir calor ou pressão vindo através da abertura, mantenha-a fechada.
Procure um lugar perto de janelas, e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça devem sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior.
Se houver