Distribuição de renda
“Parte da economia que tem por objeto o estudo do modo como são remunerados, ou pagos, os fatores da produção, por haver colaborado para formação do produto nacional.”
Relembrando
Fatores da produção – natureza, trabalho, capital, empresário.
Produto nacional - PIB
A distribuição de renda estuda como são originados e repartidos os pagamentos feitos aos fatores da produção entre aqueles que ajudaram a fazer o produto nacional.
Distribuição de Renda - conceito
Na formação do produto nacional foi necessária a utilização da matéria-prima, trabalho, máquinas, dinheiro etc. Mas para usá-las é preciso pagar.
Esse pagamento feito pela utilização desses recursos é o que chamamos de renda.
Renda é a remuneração dos fatores da produção (salários, juros, lucro, aluguéis).
Tipos de Distribuição
Obs.: “A soma de todas as rendas pagas, no país, num dado período de tempo, constitui a renda nacional.”
Distribuição funcional – é quanto da renda nacional tocou aos quatro fatores da produção.
Distribuição pessoal ou familial – “é quanto da renda tocou aos indivíduos, ou famílias.”
Renda per capita – é quando a renda nacional é dividida pelo número de pessoas que constituem a população do país. Obs.: por ser uma média, não nos diz quanto cada indivíduo e famílias ganham na realidade.
Distribuição de Renda
Distribuição Secundária das Rendas
Pelo fato das pessoas e empresas terem colaborado para a produção do produto nacional, elas recebem rendas. Porém, uns recebem mais, outros menos e ainda aqueles que nada recebem. Por isso o país tem milionários, ricos, remediados, pobres, miseráveis. A redistribuição procura corrigir isso.
A Distribuição secundária ou Redistribuição – procura corrigir os problemas da pobreza e da insuficiência das rendas, da desigualdade das rendas e da insegurança econômica.
Obs.: “procura , e consegue, resolver