Distribuição de renda
(1994-2002)
A DISTRIBUÍÇÃO DE RENDA E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
(1994-2002)
RESUMO
Na última década, o Brasil apresentou enormes desigualdades na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. O objetivo principal desta monografia é procurar através de descrição da situação atual de evolução da natureza da pobreza e da desigualdade de renda no Brasil no período do governo de Fernando Henrique Cardoso (1994 – 2002), estabelecendo um comparativo entre os períodos compreendidos entre o antes e o após a implantação do Plano Real, para que se possa traçar um mapa dessas desigualdades.
Através deste estudo vai-se procurar também, definir os papéis assumidos por pessoas físicas e jurídicas no contexto sócio-econômico, procurando entender como se processam as disparidades, para que possamos minimizá-la ou quem sabe, destruí-la.
Palavras chave: renda, desigualdades, pobreza e políticas distributivas.
INTRODUÇÃO
O abismo entre ricos e pobres no Brasil, considerado um dos piores países do mundo em distribuição de renda, tornou-se ainda maior nos anos 1990.
A deterioração ocorreu em uma década de reformas, de abertura de economia a investimentos estrangeiros e privatização de empresas estatais, mas com um crescimento econômico medíocre.
Apesar de tudo, alguns avanços ocorreram nos anos 1990, principalmente no período em que Fernando Henrique Cardoso governou o país, consolidando o processo de globalização, acelerando as privatizações, promovendo melhorias em educação, embora a diferença entre ricos e pobres tenha crescido ainda mais ou se mantido inalterada, de