Tiristrores scr e triac

257 palavras 2 páginas
Tiristores-> englobam uma família de dispositivos semicondutores multimarcas, que operam em regime de chaveamento em comum uma estrutura de no minímo 4 camadas numa sequencia P.N.PN consequentemente com 3 junções.Permitem por meio da adequada atiração do terminal de controle chamado GATE, o chaveamento do estado de bloqueio p/ condução. Ex: TRIAC E SCR.

GATE(porta de disparo)-> A porta GATE do SCR é equivalente a um diodo.Assim precisa de pelo menos 0,7v p/ o disparo e assim como a tensão é necessário uma corrente minima p/ que ocorra a realimentação e o SCR continue conduzindo.
EX: SCR = 2N441 - V disparo = 0,75v - I diparo = 10ma
Após o disparo o 2N441 tem uma queda de tensão para 1 v.

Corrente de Manutenção → é a mínima corrente que deve circular pelo SCR após seu disparo p/ que o mesmo continue conduzindo.
EX: SCR = 2N441 - I manutenção = 6ma

Tensão de bloqueio → Os SCRs não são fabricados p/ operar em tensão de avalanche. Os mesmos suportam tensões antes do disparo a faixa de 50 até 2500v dependendo do tipo. No caso a 2N441 tem uma tensão de bloqueio de 50v.Abaixo deste valor p/ o SCR conduzir é necessário um pulso no GATE de no mínimo 0,75v

Corrente de trabalho → Os SCRs são componentes industriais que podem trabalhar com altas correntes, variando de 1 até 2500a dependendo do tipo e fabricante. A corrente de disparo destes componentes são proporcionais a corrente conduzida.
EX: SCR I disparo I anodo 2N441 10ma 8a C701 500ma

Relacionados