Tectonicas
Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso de Geologia, como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação
Orientadora: Prof(a). Ana Paula
BELO HORIZONTE
Outubro - 2013
RESUMO
O presente trabalho relata a Teoria da Tectônica de Placas, desde a sua origem até a comprovação da teoria que foi proposta inicialmente pelo cientista Alfred Wegener, que falou a respeito do Super Continente denominado Pangéia. Que depois de alguns milhões de anos fragmentou-se e dividiu-se em duas partes: a Laurásia ao norte e a Gondwana ao sul do hemisfério.
Foram apresentadas as principais camadas do interior da Terra, entre elas o manto superior, onde ocorrem as correntes de convecção que são responsáveis pelo deslocamento das placas litosféricas.
Ainda dentro de mesmo assunto, foram mostradas as principais placas tectônicas e todos os limites correspondentes a cada uma delas, que podem ser divergentes, convergentes oceânico/ oceânico, continente/ continente, oceânico/ continente e os limites transformantes mostrando as principais formações geológicas que se tem como consequência desse processo de movimentação das placas.
O Planeta Terra apresenta uma constituição dinâmica. A Teoria da Tectônica de Placas é recente, e apresenta, no entanto grandes descobertas que possibilitaram um entendimento mais amplo sobre a formação dos continentes, e dos fenômenos terrestre que ocorrem. Mostrando também como o estudo da geociência é importante na formação de estudantes e apresentando o conteúdo desse trabalho para crianças de 10 a 12 anos, através de produtos educacionais.
Palavras Chave: Placas tectônicas, Corrente de Convecção, Limites das placas, Educação na Geociência.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa destacar a importância das geociências no processo educativo do aluno e a relevância do trabalho prático no ensino das