TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LINGUAS
NASCIMENTO, Janarte Cléia do1
Orientadora2
Resumo
Este trabalho busca situar um panorama atual do uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira no âmbito escolar. Com o objetivo de apresentar quais recursos tecnológicos o professor de língua estrangeira pode utilizar atualmente, apresenta um breve histórico do desenvolvimento das tecnologias e as possibilidades e das dificuldades de seu uso para fins pedagógicos. Concluímos que a implementação de tais tecnologias nas aulas pode variar devido à falta de recursos da escola e também de obstáculos ao acesso destes recursos devido à falta de formação continuada de professores que proporcione um desenvolvimento de habilidades tecnológicas e reflexões sobre o uso das tecnologias durante as aulas.
Palavras-chave: Tecnologias, Professor, Língua Estrangeira.
1. INTRODUÇÃO
A globalização tem afetado o modo de estruturar a educação escolar e de desenvolver o trabalho docente. O uso de novas tecnologias no ensino é discutida como um recurso estratégico voltado para uma ação pedagógica diferenciada. Com o advento e evolução das tecnologias, ocorreu uma integração das diferentes mídias, que alia os recursos de vídeo, áudio, som, animação, texto, gráficos e outros, ampliando os espaços do processo ensino-aprendizagem. Sem esquecermo-nos do recurso das mídias sociais e das redes sociais como Facebook, Instagran e outros.
Tais fatos acima citados houveram por provocar mudanças profundas no ensino de maneira geral, e em especial no ensino de línguas, pois o uso das tecnologias ainda se apresenta como um desafio para muitos professores no desenvolvimento do trabalho docente.
O uso de novas tecnologias no ensino de línguas motiva o objetivo deste estudo, pois entendemos que apesar de todas as novas oportunidades que se apresenta no nosso dia a dia, a utilização de novas ferramentas tecnológicas podem assustar o docente e