O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA MEDIADO PELO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (TIC’S)
MEDIADO PELO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (TIC’S)
Patricia Amarilla Figueiredo Amaral¹
Fátima Regina Bergonsi Deblad²
RESUMO
A língua espanhola é considerada o idioma de maior contato e convivência no Brasil devido à proximidade com países nos quais a língua oficial é o espanhol. Diante desse fato, identificase a necessidade da língua espanhola fazer parte da grade curricular do ensino fundamental e médio. Sendo assim, este trabalho aborda o ensino dessa língua no Brasil, mas por um ponto de vista inovador, buscando apontar uma nova prática de ensino, utilizando-se dos recursos oferecidos pelas TCIS, os quais vêem proporcionado e auxiliando no crescimento da educação pelo mundo. Mediante este avanço da educação e através do processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Língua Estrangeira, procura-se verificar as vantagens e as desvantagens do uso dessas tecnologias dentro e fora de sala de aula. Apontando recursos e ferramentas que buscam auxiliar o professor na elaboração de suas aulas e servindo de apoio em sala de aula.
Mediante a utilização desses recursos nas aulas de língua estrangeira, observam-se em contrapartida algumas vantagens, pois proporcionam ao aluno o contato com o áudio, imagens e informações em tempo real da língua estudada, partindo-se do pressuposto de que aulas mais dinâmicas e criativas ajudam alunos a adquirir e a reter mais conhecimento da disciplina em estudo.
PALAVRAS – CHAVES: Educação, Língua Estrangeira, Tecnologia.
ABSTRACT
The Spanish language is considered to be the language of greater contact and coexistence in
Brazil due to its proximity to countries in which the official language is Spanish. Considering this, it is identified the need of including Spanish in the curriculum of elementary and high school. Thus this paper discusses the teaching of this language in Brazil, but by an innovative point of view, seeking to identify new teaching practices, using the resources offered by
TCIS, which have